domingo, 18 de janeiro de 2009

Noovas Regras Ortográficas

Boa Tarde! Tudo bem com vcês? Comigo também, está tudo certo!

Hoje, será o primeiro post com um assunto polêmico, que vem deixando todo mundo encafifado, as Novas Regras da Língua Portuguesa, que eu sou totalmente contra.
Vamos começar pelo começo (peelo fim que nãao é, dããããrght!), as novas regras só terão uma utilidade: a maior integração cultural de oito países.
Tudo começou em 1990, em Lisboa, quando Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, Timor Leste assinaram que irião escrever o Português de uma única maneira.
No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995.
O jeito de falar não irá mudar, mas o jeito de escrever terá vááárias alterações!
Desde que eu me conheço por gente, minha mãe me diz que: "Coloca acento nessa palavra! Pois lemos, do jeito que escrevemos!!", agora, essa regra valiosa, que a minha mãe me ensinou, não vale mais, cito como exemplo, a palavra "idéia", que leremos normalmente, mas escreveremos como: ideia. :/
Okaay, isso nós já entendemos, mas, será que irá haver um maior beneficio do que gastos? Será que é realmente necessário, reeditar milhões de livros didáticos do governo, sendo que esse dinheiro poderia ter outro fim (como por exemplo a saúde, ou a educação, que são totalmente carentes no nosso país)? Será que é realmente necessário, todos nós termos que aprender de novo algo que estava fixado na nossa mente? Tire suas próprias conclusões.
Imagine, alguém ter uma biblioteca inteirinha e, olhar para os livros e ver que todos eles estam errados!
Na minha escola, só haverá a modificação em 2010, quando o material didático, também for reeditado. Eu tenho quase certeza, que eu vou errar bastante!
A única coisa que eu queria que mudasse, mas não mudou, pelo ao contrário continua a mesma coisa é o PH, como por exemplo em Pharmácia! Eu acho tão lindo PH! (VOLTA PH). A única coisa que eu gostei foi a retirada da trema ¨, eu nunca usava mesmo!
A língua pode sofrer várias alterações no decorrer dos anos e, será cada vez mais difícil compreender, o que pessoas do século passado falavam!
Temos que obdecer e escrever certinho, a partir de 2012, onde será OBRIGATORIAMENTE cobrado!
A língua já sofreu outras alterações! Eu tenho a coleção completa, da extinta Enciclopédia Barsa, do ano de 1964, onde entre tantos outros novos erros, editores, está escrito, como: "editôres".
Booa sorte para vcê! E que vcê consiga escrever certinho, beem rapidinho! :D
beijones, e até o próximo poost!
***********************************************************
Quer saber mais?
http://michaelis.uol.com.br/novaortografia.html http://educacao.uol.com.br/portugues/acordoortografico.jhtm http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11664

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo post! Muito improtante!

Clark Griswold
http://feriasdoclark.blogspot.com